Janelas do meu apartamento, que me permitem apreciar, todos os dias, a qualquer hora, as copas verdes das árvores, pássaros variados e muito céu...
Janelas do meu carro ou de outros automóveis, do ônibus em que viajo, por onde passam ruas, pessoas, paisagens...
Janelas de tantos lugares que frequento, casas de amigos, escritórios, hotéis...
Mas acima de tudo meus olhos, que, somados ao sentimento e à emoção, conseguem captar essas imagens, imobilizadas através de uma câmera fotográfica, rabiscos desenhados sobre um papel, ou até mesmo palavras.




segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Prédios Históricos de Porto Alegre - Hidráulica Moinhos de Vento

Dias destes, passeando a pé com uma amiga pela rua 24 de Outubro, passamos em frente à Hidráulica Moinhos de Vento. Paramos. Comentamos que ambas havia muitos anos (muitos mesmo !) não visitávamos aquele local. Entramos.
Estava um lindo dia e nos encantou a beleza do parque - ou grande jardim - da Hidráulica, com vegetação bem cuidada, arbustos recortados, canteiros com flores, árvores floridas e várias pessoas, algumas sentadas nos bancos, conversando, outras passeando como nós. 
Além dos jardins, há os prédios que compõem a estação de tratamento: a grande torre, o prédio principal e, ao fundo e com entrada proibida, os tanques de tratamento de água.

Jardins da Hidráulica

Jardins da Hidráulica

Grande torre

Grande torre

Jardins da Hidráulica

Grande torre com prédios do entorno urbano ao fundo

Prédio principal

Entrada do prédio principal

Prédio principal com jardins


Grande torre

Jardins da Hidráulica
O prédio atual da Hidráulica Moinhos de Vento foi construído no ano de 1927. O complexo arquitetônico foi inspirado nos Jardins do Palácio de Versailles e apresenta traços ecléticos positivistas. A grande torre da hidráulica foi desativada em 1969 e, durante muito tempo, foi a única caixa d’água que conseguia abastecer os grandes prédios da área central da cidade.

Fonte de pesquisa: http://www.riogrande.com.br/portoalegrepredioshistoricoshidraulicamoinhosde_vento-o10950-en.html

Um comentário: