Janelas do meu apartamento, que me permitem apreciar, todos os dias, a qualquer hora, as copas verdes das árvores, pássaros variados e muito céu...
Janelas do meu carro ou de outros automóveis, do ônibus em que viajo, por onde passam ruas, pessoas, paisagens...
Janelas de tantos lugares que frequento, casas de amigos, escritórios, hotéis...
Mas acima de tudo meus olhos, que, somados ao sentimento e à emoção, conseguem captar essas imagens, imobilizadas através de uma câmera fotográfica, rabiscos desenhados sobre um papel, ou até mesmo palavras.




quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cidades do Rio Grande do Sul - Lajeado

Participante do coral Cantábile que fez uma apresentação domingo passado em Lajeado – RS, tive a oportunidade de conhecer um pouco dessa cidade simpática, receptiva e que foi uma agradável surpresa para mim. Distante 114 km de Porto Alegre, em pouco tempo de viagem chega-se lá.
Recebido com carinho pela comunidade da Igreja Evangélica, o coral fez participações durante o culto, depois foi presenteado com um maravilhoso almoço e com um tour pela cidade.
Deste tour trouxemos belas imagens de alguns locais: Belvedere da Rua Osvaldo Aranha e Parque Histórico Municipal.

A Rua Osvaldo Aranha desenvolve-se ao longo do rio Taquari, porém com uma grande diferença de nível em relação a este. Possui uma ciclovia em toda sua extensão e um belvedere que forma uma espécie de praça, de onde se observa o rio. É uma rua extremamente arborizada, assim como grande parte da cidade.
Vista dar ua Osvaldo Aranha 

Belvedere da rua Osvaldo Aranha,
com vista para o rio Taquari

Vista do Rio Taquari

Belvedere da rua Osvaldo Aranha,
com suas árvores e bancos

Os Ipês e grande arborização da rua Osvaldo Aranha

Ciclovia da rua Osvaldo Aranha

Outro ângulo do Belvedere da rua Osvaldo Aranha

O Parque Histórico Municipal é uma aldeia-museu para onde foram transportados, em dimensões originais, diversos prédios antigos com arquitetura tipo enxaimel, característica das habitações dos primeiros colonizadores alemães. Lá encontramos a escola, o salão-de-baile, a ferraria, o moinho, entre outros prédios, uma pequena ponte pênsil sobre o rio, a praça e um lindo bosque na entrada.

Pórtico de entrada do Parque Histórico Municipal

Construções originais da colonização alemã, tipo enxaimel



Reprodução de uma aldeia típica da época da colonização alemã

Ponte pênsil




Existe muita discussão sobre a validade de um patrimônio histórico edificado ser retirado de seu local de origem e ser reconstruído em um novo local, fora de seu contexto, com diversas características diferentes. Realmente concordo que o ideal seria a conservação e preservação do original, porém sabemos que nem sempre o ideal é possível, seja isso por que motivo for. Então, quando isso não é possível, que preservemos ao menos alguma coisa, porém nunca esmorecendo a luta pelo ideal.

Fonte de pesquisa e mais informações sobre a cidade:
http://www.lajeado-rs.com.br/internas.php?conteudo=turismo.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário