Janelas do meu apartamento, que me permitem apreciar, todos os dias, a qualquer hora, as copas verdes das árvores, pássaros variados e muito céu...
Janelas do meu carro ou de outros automóveis, do ônibus em que viajo, por onde passam ruas, pessoas, paisagens...
Janelas de tantos lugares que frequento, casas de amigos, escritórios, hotéis...
Mas acima de tudo meus olhos, que, somados ao sentimento e à emoção, conseguem captar essas imagens, imobilizadas através de uma câmera fotográfica, rabiscos desenhados sobre um papel, ou até mesmo palavras.




domingo, 11 de setembro de 2011

Novas Imagens do Parcão

Quantas imagens diferentes podemos perceber em um mesmo motivo, ou em um mesmo local?
Infinitas, sem dúvida.
E assim também acontece no Parque Moinhos de Vento - Porto Alegre, RS. Cada vez que se passa por lá, há algo de novo, um pássaro diferente, ou um mesmo pássaro numa pose diferente, uma flor que abriu, uma árvore que floriu ou perdeu as folhas, outras pessoas caminhando, outras nuvens no céu...
Sempre há surpresas.

Bem-te-vi
É provavelmente o pássaro mais popular de nosso país, podendo ser encontrado em cidades, matas, árvores à beira d'água, plantações e pastagens. Em regiões densamente florestadas habita margens e praias de rios.
Ave de médio porte, o bem-te-vi mede entre de 20,5 e 25 cm de comprimento. Tem o dorso pardo e a barriga de um amarelo vivo; uma listra (sobrancelha) branca no alto da cabeça, acima dos olhos; cauda preta. O bico é preto, achatado, longo, resistente e um pouco encurvado. A garganta (zona logo abaixo do bico) é de cor branca. Possui um topete amarelo somente visível quando a ave o eriça em determinadas situações.
Fonte e mais informações sobre o Bem-te-vi: http://www.wikiaves.com.br/bem-te-vi


Bem-te-vi

Asa-de-telha
O asa-de-telha é um Passeriforme da família Icteridae. 
Mede de 15 a 17 cm. Não possui dimorfismo sexual. Tem cor geral marrom escuro, sendo as asas e a cauda mais escuras e as orlas das penas coberteiras marron-avermelhado. Possui uma espécie de “mascara” negra ao redor dos olhos. Tarsos negros. Bico cônico.
Fonte e mais informações sobre o Asa-de-telha: http://www.wikiaves.com.br/asa-de-telha


Sabiá
Ave símbolo do Brasil, o sabiá-laranjeira, é também conhecido como sabiá-amarelo, sabiá-vermelho ou de peito-roxo.
Mede 25 centímetros de comprimento. Tem plumagem parda, com exceção da região do ventre, destacada pela cor vermelho-ferrugem, levemente alaranjada, e bico amarelo-escuro. Não há dimorfismo sexual, pois, ambos são iguais.
É ave de canto muito apreciado, que se assemelha ao som de uma flauta. Canta principalmente ao alvorecer e à tarde. O canto serve para demarcar território e, no caso dos machos, para atrair a fêmea. A fêmea também canta, mas numa frequência bem menor que o macho.
Fonte e mais informações sobre o Sabiá-laranjeira: http://www.wikiaves.com.br/sabia-laranjeira

Savacu
Conhecido também como garça-cinzenta, sabacu, savacu-de-coroa, sabacu-de-coroa (Bahia), taquari ou taquiri (Pará), taiaçu (algumas regiões da Amazônia), dorminhoco (Rio Grande do Sul), socó, garça-dorminhoca, guacurú ou guaicuru, arapapá-de-bico-comprido, garça-da-noite ou ainda socó-dorminhoco. O nome socó-dorminhoco deve-se ao fato desta ave passar boa parte do dia dormindo, no entanto, poucas pessoas sabem que na verdade trata-se de uma espécie predominantemente noturna.
Fonte e mais informações sobre o Savacu: http://www.wikiaves.com.br/savacu

Savacu

Casal de Vira-bosta
Também conhecido por azulego, maria-preta, chopim, chupim, chupim-vira-bosta, melro, godero, gaudério, cupido (Maranhão) e engana tico. É provavelmente a ave mais odiada do Brasil, principalmente por causa de seus hábitos reprodutivos parasitários, pois nunca cuida de seus próprios ovos, sempre os botando nos ninhos de outras aves para que elas criem seus filhotes. Nada menos do que 55 espécies já foram listadas como hospedeiras, desde aves maiores até menores do que o vira-bosta.
Fonte e mais informações sobre o Vira-bosta: http://www.wikiaves.com.br/vira-bosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário